A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) está com inscrições abertas para a concessão de bolsas integrais destinadas exclusivamente a mulheres negras que queiram participar do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O evento será realizado em julho, em São Paulo.
As bolsas incluem passagem, hospedagem e acesso ao evento. A iniciativa conta com o apoio da jornalista e diretora da Abraji, Basília Rodrigues, da Fundação Lemann e do YouTube.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
As inscrições devem ser feitas até as 23h59 do dia 16 de abril de 2025, pelo formulário disponibilizado pela a associação. O número de vagas dependerá dos custos individuais e será limitado a uma bolsa por estado ou região, para garantir a diversidade geográfica.
Inclusão e diversidade no centro da edição 2025
Basília Rodrigues destacou à imprensa o impacto do projeto. “O programa de bolsas para mulheres negras volta em 2025 ainda mais forte, com mais vagas e oportunidades de conhecimento para jornalistas e estudantes de Jornalismo. A primeira edição, em 2024, foi um sucesso. E, desta vez, será ainda melhor”, declarou.
A importância da representatividade no Congresso também foi ressaltada pela jornalista. “Ouvi de vários participantes que nunca viram uma edição com tantas pessoas negras. Isso nos orgulha e também ilustra o tamanho do desafio.”
Processo seletivo valoriza potencial e compromisso
Serão selecionadas profissionais e estudantes negras de todas as idades e regiões do país. Segundo Basília, o critério central será o potencial das candidatas. “Ser uma mulher negra jornalista exige muita estratégia. Sabemos bem a dificuldade de construir redes de contato e de informação, em qualquer profissão”, pontuou.
O Congresso da Abraji é o maior encontro de jornalistas do Brasil. A programação envolve atividades presenciais e remotas, com transmissão ao vivo de parte dos painéis e oficinas.
Outras bolsas e apoio institucional
Além das bolsas voltadas para mulheres negras, a Abraji oferecerá vagas para jornalistas da Amazônia, com apoio da Transparência Internacional, e para participantes do Seminário de Pesquisa. Estudantes da Jornada Galápagos e da Redação Oboré/Repórter do Futuro também terão acesso gratuito por meio de programas de monitoria.
Empresas interessadas em patrocinar as bolsas podem entrar em contato com a Abraji. A organização já conta com o apoio de parceiros como a Transparência Internacional, que viabilizou 81 inscrições para jornalistas da Amazônia na edição atual.
Mais informações sobre o evento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial da Abraji.