PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Abraji oferece bolsas para mulheres negras no 20º Congresso de Jornalismo Investigativo

Iniciativa, apoiada por Fundação Lemann e YouTube, cobre passagens, hospedagem e acesso ao evento em São Paulo; inscrições vão até 16 de abril
Jornalistas negras no Congresso de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Jornalistas negras no Congresso de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

— Reprodução/Abraji

9 de abril de 2025

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) está com inscrições abertas para a concessão de bolsas integrais destinadas exclusivamente a mulheres negras que queiram participar do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O evento será realizado em julho, em São Paulo.

As bolsas incluem passagem, hospedagem e acesso ao evento. A iniciativa conta com o apoio da jornalista e diretora da Abraji, Basília Rodrigues, da Fundação Lemann e do YouTube.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

As inscrições devem ser feitas até as 23h59 do dia 16 de abril de 2025, pelo formulário disponibilizado pela a associação. O número de vagas dependerá dos custos individuais e será limitado a uma bolsa por estado ou região, para garantir a diversidade geográfica.

Inclusão e diversidade no centro da edição 2025

Basília Rodrigues destacou à imprensa o impacto do projeto. “O programa de bolsas para mulheres negras volta em 2025 ainda mais forte, com mais vagas e oportunidades de conhecimento para jornalistas e estudantes de Jornalismo. A primeira edição, em 2024, foi um sucesso. E, desta vez, será ainda melhor”, declarou.

A importância da representatividade no Congresso também foi ressaltada pela jornalista. “Ouvi de vários participantes que nunca viram uma edição com tantas pessoas negras. Isso nos orgulha e também ilustra o tamanho do desafio.”

Processo seletivo valoriza potencial e compromisso

Serão selecionadas profissionais e estudantes negras de todas as idades e regiões do país. Segundo Basília, o critério central será o potencial das candidatas. “Ser uma mulher negra jornalista exige muita estratégia. Sabemos bem a dificuldade de construir redes de contato e de informação, em qualquer profissão”, pontuou.

O Congresso da Abraji é o maior encontro de jornalistas do Brasil. A programação envolve atividades presenciais e remotas, com transmissão ao vivo de parte dos painéis e oficinas.

Outras bolsas e apoio institucional

Além das bolsas voltadas para mulheres negras, a Abraji oferecerá vagas para jornalistas da Amazônia, com apoio da Transparência Internacional, e para participantes do Seminário de Pesquisa. Estudantes da Jornada Galápagos e da Redação Oboré/Repórter do Futuro também terão acesso gratuito por meio de programas de monitoria.

Empresas interessadas em patrocinar as bolsas podem entrar em contato com a Abraji. A organização já conta com o apoio de parceiros como a Transparência Internacional, que viabilizou 81 inscrições para jornalistas da Amazônia na edição atual.


Mais informações sobre o evento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial da Abraji.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano